5 dicas para melhorar a leitura em inglês

Melhorar aleitura em ingles

Melhore sua leitura na língua inglesa com essas 5 dicas valiosas.

O inglês é uma língua que dispensa qualquer comentário em termos de uso e de propagação. A língua é a mais falada mundialmente, sendo também globalizada dentro das empresas. Quem não fala inglês, mesmo que tenha se formado, acaba perdendo muitas oportunidades no mercado de trabalho, além de deixar de ganhar mais e ter menores possibilidades de atingir cargos mais altos na empresa. Quem é fluente na língua, terá tudo isso e muito mais.

No Brasil, o inglês, apesar de ser uma língua nacionalmente difundida através das escolas e dos cursos de idiomas, ainda padece nesse quesito. Um dos fatores que contribuem para os baixos índices de fluentes em inglês no Brasil é a falta de prática e interesse de atingir a fluência na língua. Do outro lado da moeda, temos aqueles estudantes que realmente querem se desenvolver na língua, mas não sabem como fazer isso. Tendo em vista que a leitura é um dos processos mais importantes no decorrer do aprendizado de uma língua, seu papel também é fundamental para a fluência. Hoje, trouxemos dicas valiosas que vão ajudá-lo a melhorar não só sua leitura em si, mas também sua fala, escrita e raciocínio em inglês.

Comece a ler desde o início

Não fique esperando chegar em níveis mais avançados para começar a ler. O ideal é aprender e melhorar o conhecimento da língua junto com seu desenvolvimento. Há, de fato, livros ou textos que um aluno de nível mais básico não vai entender. Porém, você pode começar por livros do seu próprio nível, como os infantis, por exemplo. Não importa se você não entende tudo o que está escrito, o segredo é sempre insistir e nunca desistir!

Tenha contato constante com a língua

O contato com a língua é uma das coisas mais importantes no aprendizado de qualquer idioma. No caso do inglês, há inúmeras possibilidades. Você pode ter aulas particulares de inglês – BH online ou mudar a língua de seus aparelhos eletrônicos ou redes sociais para a língua inglesa. Assista a filmes em inglês ou escute músicas e estude suas letras para poder cantar junto. Resumindo, faça tudo o que puder exercitando a língua em paralelo!

Entenda todo o contexto

Muita gente comete o seguinte erro quando começa a ler: querer saber o significado de todas as palavras do texto. Isso atrasa qualquer leitura e cansa o aprendizado, o que vai atrapalhar no próprio entendimento do conteúdo e no processo de leitura. Experimente começar a atribuir significado às palavras prestando atenção no contexto geral do que está lendo, antes de traduzir. Quanto mais você fizer isso, maior domínio da língua estará a desenvolver.

Traga o aprendizado para o dia a dia

Sempre que estiver lendo algum livro ou mesmo depois de terminá-lo, é importante começar a se corrigir e lembrar do que foi absorvido. Perceba como cada palavra ou frase aparece em diferentes contextos e tente encontrá-la em filmes, músicas ou textos em revistas, por exemplo. Além disso, nunca pare de pesquisar, ler e aprender coisas novas, visto que isso vai ajudar a construir uma boa base até mesmo para o processo de absorção dos outros níveis.

Escolha o que vai ler de forma adequada

A última dica vai para os estudantes ansiosos! Não adianta nada comprar livros que tenham uma ortografia antiga e complexa demais para você. Lembre-se de que não se trata apenas do que você vai aprender, mas também do que vai absorver do conteúdo. O ideal é comprar livros que sejam de seu interesse e, no início, de fácil leitura. Comece por coisas que você costuma ler em português no dia a dia ou em livros cujo conteúdo você deseja aprender. Pode ser do seu escritor favorito, da sua revista favorita ou de notícias gerais, por exemplo. Aliás, com uma leitura mais fácil você não vai se frustrar menos e terá mais produtividade.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

*

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.